Cadastro Único espera mais de três mil famílias em Sete Lagoas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 07:25, por: cdb

Segundo pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aproximadamente três mil famílias sete-lagoanas preenchem os requisitos do Cadastro Único (CadÚnico), mas não estão cadastradas no programa. O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. Como o próprio nome diz o programa mantêm um banco de dados que subsidia os programas sociais nas três esferas de Governo. Tendo como o maior programa, o Bolsa Família, que contempla um grande número de famílias. O Bolsa Família, no entanto, não é o único programa que se utiliza do banco de dados do CadÚnico.

Em Sete Lagoas mais de 15 mil famílias já estão inscritas no Cadastro Único. Para atender as mais de três mil que se enquadram no perfil e ainda não estão cadastradas, a Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Assistência Social, esclarece, através do diretor do Cadastro Único, José Alexandre Ferreira, que “além dos benefícios da esfera Federal, existem também benefícios eventuais da Prefeitura que são disponibilizados para os inscritos”. Ainda segundo José Alexandre um dos benefícios disponíveis com o CadÚnico e que muitas famílias não conhecem é o da Tarifa Social. Através deste benefício, as famílias cadastradas podem conseguir um desconto entre 10% e 65% na conta de luz, de acordo com a faixa de consumo.

As famílias que se enquadram no perfil devem procurar o departamento de Cadastro Único da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Centro de Atendimento a Assistência Social (CAAS) e fazer o seu cadastro. O CAAS está localizado na rua Floriano Peixoto, 240, centro.