Bush: Tailândia é o maior aliado fora da Otan

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 19 de outubro de 2003 as 12:27, por: cdb

O presidente norte-americano, George W. Bush, que realiza neste domingo uma visita oficial a Bangcoc antes da cúpula da Apec, deu à Tailândia o status de maior aliado dos EUA fora da Otan.

“Os Estados Unidos converteram a Tailândia em seu maior aliado fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Trata-se de cooperação no âmbito da segurança”, explicou à imprensa o primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra. “Os Estados Unidos nos darão prioridade se precisarmos de ajuda em questão de armamento”, acrescentou.

A Tailândia se junta assim ao seleto clube dos aliados dos EUA além da Otan, do qual já fazem parte países como Argentina, Israel, Austrália, Egito, Filipinas e Japão. Washington expressou sua satisfação pelo apoio dado pelo país asiático à luta antiterrorista e na crise iraquiana.

Bangcoc enviou um grupo de 447 soldados ao Iraque, a pedido dos Estados Unidos. Paralelamente, Bangcoc e Washington querem abrir negociações sobre um Tratado de Livre Comércio (TLC) entre os dois países.

Bush e sua esposa Laura chegaram na noite passada a Bangcoc, onde cerca de 500 pessoas se manifestaram este domingo contra a política americana no Iraque.