Bush: ‘Iraque será prioridade dos EUA em 2003’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de dezembro de 2002 as 00:10, por: cdb

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou neste sábado que o desarmamento do Iraque será uma das prioridades do seu governo em 2003.

No pronunciamento que faz semanalmente no rádio, Bush colocou o desmantelamento do programa de armas de destruição em massa no mesmo grau de importância que a reativação da economia americana e a luta contra o que chama de terrorismo.

Reforçando as especulações de que os Estados Unidos podem lançar uma ofensiva militar contra o Iraque no início do próximo ano, Bush disse que se o presidente iraquiano, Saddam Hussein, se recusar a destruir o arsenal do país, “em nome da paz, os Estados Unidos vão liderar uma coalizão para desarmar o regime iraquiano e libertar o povo iraquiano”.

Bush também voltou a dizer que seu governo dará continuidade à sua campanha “antiterrorista” até que não existam mais refúgios para grupos extremistas. Segundo ele, os esforços americanos nesse sentido já renderam resultados no Afeganistão.

Economia

No plano doméstico, Bush prometeu tomar medidas para estimular o crescimento da economia americana.

“Esta economia é forte e pode ser mais forte”, afirmou.

O presidente americano falou especificamente sobre o problema do desemprego em uma semana em que cerca de um milhão de desempregados americanos correm o risco de perder o direito a benefícios do governo.

Este sábado deverá ser o último dia em que cerca de 780 mil americanos receberão assistência do Estado devido a disputas no Congresso americano. A cada semana, outros 95 mil desempregados devem perder o direito aos benefícios.