Bush indica ex-governador para a comissão de 11/09

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 17 de dezembro de 2002 as 23:43, por: cdb

O presidente Bush nomeou Thomas H. Kean, ex-governador Republicano de New Jersey, para substituir Henry A. Kissinger como presidente da comissão independente que investiga os ataques terroristas de 11 de setembro.

Segundo afirmou Kean, um político moderado que atuou em comissões da Casa Branca durante a administração Clinton e agora é presidente da Drew University em New Jersey, ele não enfrentaria os potenciais conflitos de interesses que levaram Kissinger a repentinamente deixar, na semana passada, a presidência da comissão.

“Eu não tenho clientes senão meus alunos”, Kean afirmou na universidade na segunda-feira, prometendo “analisar cada questão e apresentar à nação as respostas que forem necessárias”.

Ele reconheceu que não tem conhecimento de muitas áreas que serão examinadas pela comissão, que possui dez membros indicados pelos partidos Republicano e Democrata. O painel federal está analisando porque as unidades de segurança e as agências de inteligência não foram capazes de evitar os ataques de 11 de setembro. “Eu serei obrigado a aprender”, ele afirmou.

Ao anunciar a escolha, o presidente Bush descreveu Kean como “um líder respeitado por sua integridade, lealdade e bom julgamento”. O atual governador Democrata de New Jersey, James E. McGreevey, elogiou a escolha e afirmou que Kean “é um homem de integridade, decência e intelecto extraordinários”.

A nomeação recebeu expressões de otimismo contido das famílias de vítimas de 11 de setembro, que haviam criticado a escolha por Kissinger. A nomeação de Kissinger foi criticada por sua recusa em revelar publicamente a lista de clientes de sua companhia e as possíveis ligações com governos estrangeiros e companhias com interesses nos resultados das investigações.

“Pelo lado negativo, o governador Kean não possui experiência em áreas importantes que serão examinadas pela comissão”, afirmou Stephen Push, porta-voz da Families of Sept. 11, um dos grupos de famílias. “Por outro lado, ele tem a reputação de ser moderado. E ele tem a reputação por ter sido um bom governador. Eu estou otimista”.

Em uma coletiva de imprensa na Drew University, uma escola com 2,400 alunos em Madison, New Jersey, localizada a cerca de 48 quilômetros da cidade de Nova York, Kean afirmou que sua nomeação para a comissão de 11 de setembro “tinha o peso de uma tonelada sobre meus ombros… esta realmente foi minha primeira reação”.

“Eu perdi vários amigos em 11 de setembro”, ele afirmou. “Neste ponto, o país necessita se unir”.

Ele afirmou que concederia atenção particular para as famílias das vítimas dos ataques. “As famílias são o grupo com quem mais me preocupo”, ele afirmou. “Quando o presidente dos EUA me pede que eu resolva um dos maiores crimes cometidos na história desta nação, não há nada que tenha mais importância. Eu farei o melhor que puder”.