Bush garante já ter apoio para reconstruir Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 25 de outubro de 2003 as 14:16, por: cdb

O presidente, George W. Bush, garantiu hoje ter conseguido o apoio internacional que buscava para a reconstrução e estabilização do Iraque e afirmou que houve importantes progressos no país. “Este apoio financeiro crescente nos permitirá construir sobre os êxitos registrados pela ampla coalizão militar (anglo-americana) presente no Iraque”, declarou Bush em seu programa de rádio semanal, comentando os resultados da Conferência de Doadores realizada esta semana em Madri.

“Pedi uma resolução das Nações Unidas para apoiar os esforços de nossa coalizão no Iraque. O Conselho de Segurança respondeu aprovando por unanimidade a resolução 1511 que aceita uma força multinacional sob comando financeiro internacional para a reconstrução do Iraque”, destacou.

A Casa Branca lançou uma ofensiva na mídia para convencer a opinião pública norte-americana de que a situação melhora no Iraque e que os meios de comunicação apresentam um panorama que não corresponde à realidade.

“Reconstruímos escolas, clínicas e centrais elétricas. O povo iraquiano se dirige decididamente para uma sociedade livre e democrática”, avaliou Bush, destacando a introdução da nova moeda no país.

“O Iraque vai dar início em breve à sua nova constituição e depois serão realizadas eleições livres”, garantiu o presidente norte-americano. Entretanto, Bush lembrou que “ainda resta uma difícil missão a realizar, pois a liberdade tem inimigos no Iraque”.

“Os Estados Unidos e a comunidade internacional não vão se deixar intimidar (…) Os Estados Unidos continuarão trabalhando com as Nações Unidas e com seus parceiros da coalizão para terminar o trabalho que começamos”, afirmou.