Bush fala em crise ao lançar reforma da Previdência

Arquivado em:
Publicado Quinta, 13 de Janeiro de 2005 às 00:17, por: CdB

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, lançou na quarta-feira seu plano de reforma da Previdência, tentando convencer a opinião pública e o Congresso de que o sistema atual enfrenta uma crise, o que, segundo alguns, é exagerado.

A luta política que se aproxima deve ser enorme. Com a reforma, Bush quer permitir que os trabalhadores invistam parte de suas contribuições em ações e títulos, em troca de pensões públicas menores na hora da aposentadoria.

Bush está mexendo com um dos programas sociais que melhor definem a visão que o Partido Democrata tem do papel do governo na sociedade. A Previdência americana foi criada em 1935, durante a época da Grande Depressão, o que serviu para tirar muitos idosos da pobreza.

Segundo um memorando da Casa Branca, a reestruturação da Previdência, no sentido de privatizá-la parcialmente, seria "um dos feitos conservadores mais importantes dos tempos modernos".

Há 70 anos, o sistema depende das contribuições pagas pelos trabalhadores para financiar as pensões dos mais velhos. Os defensores do plano de Bush afirmam que tal sistema não poderá se manter durante as próximas décadas, porque o crescimento da população idosa tende a superar o crescimento da força de trabalho.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo