Os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e da Rússia, Vladimir Putin, pediram que o Irã e a Coréia do Norte suspendam seus supostos programas de armas atômicas.
Os líderes, lado a lado em uma entrevista coletiva, também disseram estar ansiosos para construir um Iraque livre e democrático, a despeito de suas divergências sobre a invasão do país pelos Estados Unidos. Putin disse que a Rússia só decidirá se envia tropas ao Iraque depois que uma nova resolução for aprovada na ONU.
Bush, falando sobre o Irã, disse:
– Compartilhamos de um objetivo, que é ter certeza de que o Irã não possui armas nucleares ou um programa de armas nucleares.
EUA e Rússia ‘também compreendem que precisamos trabalhar juntos para convencer o Irã a abandonar quaisquer ambições’ nesse sentido.
Putin afirmou que seu país e os Estados Unidos querem enviar um sinal ‘claro, porém respeitoso’ ao Irã para que coopere mais com a agência da ONU que supervisiona a não-proliferação de armas atômicas.
Referindo-se tanto ao Irã quanto à Coréia do Norte, Bush disse:
– Fazemos uma pelo firme à Coréia do Norte para que encerre seus programas nucleares de modo completo, verificável e irreversível. Fazemos uma pelo firme ao Irã para que cumpra na íntegra suas obrigações sob tratado de não-proliferação nuclear.
Bush e Putin pedem que Irã e Coréia do Norte suspendam armas atômicas
Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 27 de setembro de 2003 as 14:06, por: cdb