Bush diz que relação com Brasil está ‘madura’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 20 de junho de 2003 as 17:04, por: cdb

Antes de começar a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Branca, o presidente americano, George W. Bush, disse numa entrevista coletiva que as relações entre os dois países estão “maduras”.

Ele afirmou que está “muito impressionado” com a visão de Lula e que sente que ele é um homem que “se preocupa com o povo brasileiro”.

Bush disse ainda as relações com o Brasil são vitais e que o país é muito importante para a construção de um “continente próspero”.

Já Lula declarou que “o mundo pode se surpreender” com as relações entre os dois países.

Carnaval e futebol

O presidente brasileiro disse acreditar em uma conversa “na base da sinceridade das pessoas e da confiabilidade dos dirigentes”.

– Eu aprendi na minha vida a lidar com as pessoas a partir de uma relação de confiança – disse Lula, que afirmou esperar uma visita do colega americano.

– Eu espero que nós tenhamos um encontro no Brasil logo, para que o presidente Bush tenha a dimensão de que o Brasil, além do carnaval, além do futebol, tem coisas maravilhosas.

Depois das declarações, os presentes iniciaram a reunião na Casa Branca.

Do lado brasileiro, também participam os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Casa Civil, José Dirceu, além do embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Rubens Barbosa.

Do lado americano, estão na reunião o vice-secretário de Estado, Richard Armitage, a assessora da Casa Branca para Segurança, Condoleezza Rice, e a embaixadora americana no Brasil, Donna Hrinak.