Bush cumprimenta Lula e pede ‘ajuda’ para vencer eleições

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 31 de outubro de 2006 as 14:57, por: cdb

O presidente norte-americano George W. Bush e o primeiro-ministro britânico Tony Blair cumprimentaram nesta terça-feira, por telefone, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela reeleição obtida domingo, no segundo turno, informou o chanceler brasileiro Celso Amorim.

– Você teve uma vitória espetacular. Tem que me dar um pouquinho do seu know-how, porque vou precisar para ganhar agora – disse Bush a Lula, segundo Amorim, numa referência às próximas eleições legislativas nos Estados Unidos, nas quais as pesquisas mostram o Partido Republicano, do presidente norte-americano, em desvantagem.

As eleições para o Parlamento nos Estados Unidos serão em novembro e o eleitor americano tem questionado, principalmente, a atuação dos Estados Unidos no Iraque. Com isso a popularidade de Bush vem caindo, o que pode dificultar a posição de seu partido nas eleições.

Lula também recebeu na manhã desta terça-feira telefonema de cumprimentos do primeiro ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair. Segundo Amorim, a conversa de Lula com os chefes de governo foi sobre a Organização Mundial de Comércio (OMC) e formas de continuar trabalhando para aprimorar o comércio mundial.

O primeiro ministro da Espanha, José Luís Zapatero, também telefonou para cumprimentar Lula e ainda hoje ele deve receber ligações dos presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, da Bolívia, Evo Morales, da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia Alvaro Uribe.