Bush chega à Europa em missão para reatar laços

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 30 de maio de 2003 as 18:02, por: cdb

O presidente norte-americano George W. Bush chegou nesta sexta-feira à Polônia na primeira escala de uma viagem de uma semana que tem como objetivo remendar os laços com a Europa relacionados à guerra no Iraque e buscar a paz no Oriente Médio.

Bush visita a Polônia pela segunda vez para agradecer a nova aliada, considerada por ele parte da “nova Europa” por seu sólido apoio à guerra que depôs o presidente iraquiano Saddam Hussein. Varsóvia prometeu liderar a manutenção da paz em um quarto do território iraquiano.

Bush aterrissou na cidade de Cracóvia (sul do país) às 21h45 (16h45 em Brasília). No próximo sábado, ele será o primeiro presidente dos EUA desde Gerald Ford em 1975 a visitar o local onde se localizava o campo de concentração nazista de Auschwitz, na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O presidente, que saiu de Washington na manhã desta sexta-feira, chegou a bordo do Air force One acompanhado de sua mulher, Laura, e do secretário de Estado norte-americano, Colin Powell.

Escalas

Depois da Polônia, Bush viaja a San Petersburgo (Rússia) e no próximo domingo chega a Evian (leste da França) para a reunião do G8 – grupo formado pelos sete países mais ricos do mundo e pela Rússia.

Na próxima terça-feira, Bush vai para o Egito, onde se encontrará com dirigentes árabes, e depois para a Jordânia onde se encontrará com o premiê israelense Ariel Sharon e palestino Mahmud Abbas.

Por último, na próxima quinta-feira, Bush visitará Qatar, onde ainda há tropas dos EUA que participaram da ofensiva militar no Iraque.