Britânicos querem saída urgente do Iraque

Arquivado em:
Publicado Terça, 24 de Outubro de 2006 às 08:49, por: CdB

A maioria dos britânicos quer os soldados do país retirados do Iraque o mais rápidamente possível, segundo duas pesquisas divulgadas nesta terça-feira. Uma delas, do instituto ICM para o jornal Guardian, mostrou que 60% dos entrevistados querem a retirada ainda neste ano, sendo que 45% consideram que ela deveria ser imediata. Somente 30% apóiam a permanência das tropas até que as forças iraquianas consigam controlar a segurança do país, posição defendida pelos governos dos EUA e da Grã-Bretanha.

Na pesquisa CommunicateResearch para o jornal Independent, 62% dos britânicos querem a retirada das tropas assim que possível. De acordo com a pesquisa, 72% acham que será impossível ganhar a guerra, e um número semelhante considera que haverá guerra civil no Iraque se as forças britânicas e norte-americanas saírem. O vice-primeiro-ministro britânico, Barham Salih, disse na segunda-feira em Londres que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha não deveriam abandonar o Iraque.

- Acho que seria pouco recomendável fazê-lo. O Iraque é um Estado essencial. Fica no coração do Oriente Médio, e a estabilidade do Iraque é vital, não só para o povo do Iraque, mas para a região e para o mundo como um todo - afirmou à BBC.

A Grã-Bretanha mantém 7.200 soldados no Iraque, a maioria no sul do país.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo