Britânicos detêm oito suspeitos de terrorismo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 30 de março de 2004 as 10:02, por: cdb

A polícia antiterror da Grã-Bretanha apreendeu uma grande quantidade de materiais explosivos e deteve oito homens em incursões realizadas em Londres e no sudeste da Inglaterra, informou Peter Clarke, chefe da unidade antiterror da polícia britânica, acrescentando em entrevista coletiva que mais de meia tonelada de fertilizante de nitrato de amônio foi encontrada em uma sacola . “Parte da investigação irá se concentrar na compra, armazenagem e intenção do uso daquele material”, afirmou Clarke.

Segundo uma fonte antiterror, o nitrato de amônio era parecido com os materiais explosivos utilizados em ataques a bomba na Turquia e na Arábia Saudita nos últimos meses, apesar de não haver evidência que indique planos de um ataque ou um possível alvo.

A fonte disse, contudo, que a quantidade era suficiente para a realização de um ataque da mesma intensidade do ocorrido em 1996 no distrito financeiro de Londres. De acordo com Clarke, oito homens, todos britânicos e com idades entre 17 e 32 anos, foram presos sob suspeita de preparar atos terroristas. As detenções ocorreram durante uma série de 24 incursões realizadas por 700 agentes de cinco forças policiais e de serviços de segurança.

Clarke salientou que a operação não estava ligada às investigações relacionadas ao ataque contra trens em Madri no dia 11 de março, no qual quase 200 pessoas morreram.
“Eu devo deixar claro nesse momento que essa operação não está ligada nem com o terrorismo da Irlanda nem com o recente ataque em Madri.”