Britânicos celebram bicentenário de Hans Christian

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005 as 21:23, por: cdb

A Biblioteca Britânica, em Londres, prepara uma exposição sobre a vida e obra de Hans Christian Andersen por causa do bicentenário do nascimento do famoso escritor dinamarquês, comemorado em 2005.

A instituição também publicará neste ano uma coleção de 168 histórias do autor de grandes clássicos para crianças como “A Pequena Sereia”. A exposição será inaugurada em maio e incluirá obras e ilustrações dos títulos mais populares do escritor, manuscritos e material interativo para crianças e adultos.

Os organizadores adiantaram hoje em entrevista coletiva que a exposição se centrará na influência do escritor dinamarquês na literatura inglesa e mostrará aos londrinos diversos aspectos que influíram em sua vida e obra.

Os visitantes poderão conhecer a difícil relação entre Andersen e o escritor britânico Charles Dickens.

A Dinamarca emprestará parte do material da exposição, que será completa com a coleção da Biblioteca Britânica sobre o escritor.

Por causa do bicentenário, a fundação que leva o nome do escritor e que patrocina a exposição organizará shows, debates e outras atividades em todo o mundo.

Hans Christian Andersen nasceu em uma família humilde em abril de 1805 e é autor de algumas das melhores obras de literatura infantil, nas quais, de acordo com o tempo em que viveu, teve as influências do romantismo europeu.