Brennand Cimentos e Prefeitura de Sete Lagoas: juntas pela Educação Ambiental

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 09:01, por: cdb

Lançado no último dia 15 de março, na Casa da Cultura, o Programa de Educação Ambiental 2012 da Brennand Cimentos, em curso em escolas do município, previamente selecionadas, conta com o apoio da Prefeitura Municipal. O Programa tem vários parceiros e surgiu primeiramente da união da Brennand Cimentos com a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, através das suas secretarias de Meio Ambiente e de Educação; e depois de outros parceiros como Escola Técnica Municipal, Serpaf, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Cemig, Siderúrgica Plantar, Churrascaria Três Poderes, Petrolub e Drogaria Lobato.

Um dos diferenciais do programa lançado é a união de esforços e expertises, tanto do poder público quanto das empresas privadas e de toda comunidade envolvida, em prol de uma cidade mais limpa e ambientalmente correta. Em anos anteriores, cada instituição que hoje faz parte deste programa realizava suas ações voltadas à Educação Ambiental de forma isolada. Atualmente todos uniram suas forças para apoiar e/ou realizar um programa para o município de forma mais abrangente e com maior qualidade.

O lançamento contou com a presença de representantes de várias empresas, do poder público e da sociedade em geral; representando a prefeitura estavam o prefeito municipal, Mário Márcio Campolina (Maroca) e o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Ribeiro Figueiredo (Buzú); pela Brennand Cimentos participaram o diretor industrial Edson Ribeiro e o Coordenador de Meio Ambiente e Certificação, Murilo Cesar Laurindo, além de outros colaboradores destas duas instituições.

A Brennand Cimentos, empresa que produz o Cimento Nacional e está em operação no município desde maio de 2011, desenvolvia seu programa de educação ambiental junto a três escolas municipais que estão no seu entorno; já a prefeitura de Sete Lagoas realizava seu projeto denominado “Agente Ambiental Voluntário Escolar”, em outras escolas. No final de 2011, quando a Brennand Cimentos planejava o Programa de Educação Ambiental para 2012, teve conhecimento do projeto da prefeitura e resolveu apoiar a iniciativa e ajudar na reestruturação para continuação em outras fases.

Com isso, ficou definido que a primeira fase do programa será a implementação do “Agente Ambiental Voluntário Escolar”, envolvendo alunos e familiares no controle dos resíduos sólidos (lixo) visando sempre o destino final dos mesmos, bem como auxiliar no controle do mosquito transmissor da Dengue e também de outras doenças transmitidas através da má exposição do lixo em vias públicas. A segunda e demais fases do programa buscam trabalhar temas como água, energia, biodiversidade (inclusive o carste) e gestão de resíduos; todos estes temas seguem uma sequência de implementação, sendo:

1. Capacitação dos professores;

2. Aplicação de avaliação inicial junto aos alunos envolvidos;

3. Aplicação em sala de aula (realizado pelos professores de todas as matérias);

4. Palestra sobre o tema;

5. Teatro abordando o tema;

6. Vivenciando o tema. Exemplo: Biodiversidade e Carste (visita às UC’s Gruta Rei do Mato e Serra Santa Helena);

7. Apresentação de trabalhos e/ou resultados do tema abordado;

8. Aplicação de avaliação final junto aos alunos envolvidos.

Em 2012 o Programa contempla outras ações / atividades que envolvem todo o município, como a Semana de Meio Ambiente de Sete Lagoas, a aplicação de diagnóstico socioambiental nos bairros envolvidos, o serviço de voluntariado para reforma de quadras poliesportivas das escolas envolvidas e o seminário sobre gestão de resíduos.

Um dos princípios do programa é incentivar ações de voluntariado, onde cada um doa seus maiores dons; parceiros e pessoas envolvidas estão cientes que sem recursos humanos e financeiros não seria possível implementar este Programa, porém sabem que não será custeada nenhuma mão de obra direta e/ou indireta; não será contratada empresa e/ou instituição para realizar o programa; o programa de educação ambiental será realizado pelos parceiros e todos diretamente envolvidos. O grande exemplo deste princípio é a parceria que a Brennand Cimentos fez com o Serpaf (Serviço de Promoção ao Menor e à Família), um dos participantes do programa, que através dos seus jovens atores vai encenar peças teatrais nas escolas e comunidades envolvidas. Esta instituição, que trabalha com famílias carentes de Sete Lagoas, receberá todo material, transporte e alimentação necessária para encenar as peças, além de receber apoio a outros projetos, aprovados, que possam precisar de cimento e/ou brita de calcário.

A Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas, da mesma forma, está apoiando o Programa Agente Ambiental Voluntário Escolar realizando uma capacitação com os professores das escolas que estão na segunda fase do projeto. Estes estão recebendo materiais contendo todas as informações necessárias para que o docente trabalhe dentro de sala de aula os seguintes temas: água, energia, biodiversidade e gestão de resíduos. Além deste trabalho a Escola Técnica auxilia nas palestras nas instituições sobre um dos temas abordados: a água.

O Programa tem entre seus objetivos transmitir conhecimento e procurar sensibilizar a população no sentido de mostrar que a melhoria na qualidade de vida de forma sustentável é mais fácil e possível quando todos acreditam que podem e devem ser agentes de ação, não se importando com a sua condição social e muito menos econômica. Para a Brennand Cimentos, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas e os demais parceiros, a educação é um investimento para conquistar no presente e, quem sabe, garantir no futuro, a verdadeira Sustentabilidade.