Brasileiros quebram recorde de consumo de café

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de março de 2011 as 15:40, por: cdb

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os brasileiros consumiram em 2010 uma média de 4,81 quilos (kg) de café por habitante. Quantidade suficiente para fazer 80 litros do tradicional cafezinho, segundo cálculos do Ministério da Agricultura. O número, apresentado hoje (24) pelo ministério, superou o recorde anterior, registrado em 1965, quando o consumo per capita no país foi de 4,72 kg.

O aumento levou a uma demanda interna de 19,1 milhões de sacas do produto no ano passado. O consumo em 2010 foi 3,5% maior que o do ano anterior, de 4,65 kg.

A nova marca coloca o Brasil à frente de grandes consumidores como a Itália e a França, mas ainda distante de Finlândia, Noruega e Dinamarca, países nórdicos, onde o consumo é de quase 13 kg por pessoa ao ano.

O resultado faz parte do estudo Indicadores da Indústria de Café no Brasil/2010 – Desempenho da Produção e Consumo Interno, feito pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Segundo o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, o resultado é consequência principalmente dos investimentos do setor privado, que contribuem para o setor cafeeiro atravessar uma “fase única”. “O Brasil está encostando no maior consumidor mundial da bebida que são os Estados Unidos e ainda consegue bater recordes de exportação com 33 milhões de sacas comercializadas no ano passado”.
 

 

Edição: Rivadavia Severo

Economiaagriculturacafé