Brasileirão prepara mais uma rodada de emoções

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 16 de outubro de 2001 as 18:22, por: cdb

O Campeonato Brasileiro já está na 19ª rodada e terá mais jogos decisivos para as equipes poderem se firmar na zona de classificação ou fugir do rebaixamento. Os principais jogos e os que mais prometem emoções são: Grêmio x Santa Cruz, Vasco x São Caetano, Flamengo x Atlético-MG, Internacional x Botafogo, Cruzeiro x Fluminense e Corinthians x Grêmio. O time gaúcho jogará duas vezes porque completará o jogo contra o Santa Cruz, que foi interrompido no dia 30 de Setembro, aos 15 minutos devido a um temporal.

O tricolor gaúcho, 6º colocado com 29 pontos, tentará se manter na zona de classificação jogando contra o lanterninha Santa Cruz, pior defesa do Campeonato junto com a Ponte Preta, no Estádio Olímpico, RS. O time que tem desfalques como Zinho, Emerson e Tinga por contusão, não deve ter dificuldades para vencer, em casa, mais uma partida e assim manter a sua invencibilidade no Olímpico. A principal arma do Grêmio é o atacante Luiz Mário, jogador que vem infernizando a vida dos zagueiros dos times adversários, ele é habilidoso, oportunista e muito rápido e tem marcado gols nos últimos jogos. Já no time do Santa Cruz, a esperança fica por conta do artilheiro falastrão Túlio, Campeão Brasileiro pelo Botafogo em 1995 e artilheiro duas vezes do Campeonato, uma com o Goiás e outra com Botafogo.

O Corinthians vai tentar melhorar sua situação no Campeonato Brasileiro justamente contra o time para quem perdeu na final da Copa do Brasil, o Grêmio. Na ocasião o Timão podia contar com Marcelinho Carioca, que foi expulso do time, e com o atacante Elivélton, vendido. Hoje o time tem que se virar com Dida, Luizão e Ricardinho para conseguir se afastar da zona de rebaixamento. O time conta com o apoio de sua torcida que, cada vez menos satisfeita, deve lotar o Morumbi e ajudar a pressionar o time gaúcho.

Em São Januário vai acontecer um jogo que promete muitas emoções, Vasco x São Caetano. Os dois times reviverão a final da Copa João Havelange do ano passado, onde o time da Colina consagrou-se campeão.
O São Caetano que foi considerado zebra por muitos mostra sua força, mesmo depois de vender seus principais jogadores como o lateral esquerdo César e o atacante Ademar, e está na liderança do Brasileiro com 37 pontos, com dois pontos a mais e um jogo a menos que o vice-líder Palmeiras. O time vascaíno, que tem 25 pontos e está em 15º, aposta no seu trio: Romário, Juninho e Euller para chegar entre os oito clubes que se classificam para a próxima fase do Campeonato. E ainda conta com a garotada que está dando um show de bola: Léo Lima, Bóvio, João Carlos e o Rafael. O Vasco tem 9% de chance de classificação e 1% de chance de ser rebaixado.

O Flamengo, que ainda não conseguiu acertar seu setor defensivo neste
Campeonato e já levou 26 gols, terá uma árdua missão pela frente: vencer o Atlético-MG, que tem o artilheiro do Campeonato, Marques. Mas para ajudar nessa missão o time rubro-negro terá a volta do capetinha Edílson, suspenso por falta violenta, Juan e Rocha, suspensos por levarem o terceiro cartão amarelo. O time de Zagallo está em 21º com 20 pontos e precisa da vitória para se afastar mais da zona de rebaixamento, já que tem apenas 1% de chance de classificação e 18% de chance para ser rebaixado. O time mineiro, 5º colocado com 33 pontos, vai tentar quebrar a seqüência de dois jogos sem vencer, perdeu para o Fluminense no Maracanã e para o Santos no Mineirão. E se vencer poderá chegar à vice-liderança do campeonato.

O Internacional, 10º colocado com 27 pontos, irá jogar contra o Botafogo para tentar ficar na zona de classificação. O colorado vem de uma derrota para o São Caetano e quer se redimir com a sua torcida da má atuação do último jogo. O Botafogo vai fazer a estréia do técnico Abel Braga e o novo treinador e já declarou que os jogadores terão que tirar o clube dessa situação vergonhosa. Abel começou sua carreira de técnico no próprio time alvinegro e também foi jogador do clube. O Botafogo, 22º colocado com 19 po