Brasil volta a exportar carne suína para a Rússia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de março de 2003 as 17:45, por: cdb

A partir de 1° de abril o Brasil retomará as exportações de carne suína para a Rússia, informou na tarde desta sexta-feira o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Amauri Dimarzio.

Desde dezembro do ano passado o produto brasileiro não pode ser colocado no mercado russo devido a presença da Doença de Aujeszky no rebanho suíno do país. A Rússia absorve 80% das exportações anuais desse tipo de carne, que representam US$ 481 milhões de divisas para o Brasil.

De acordo com José Amauri, neste sábado um grupo de técnicos do Ministério segue para Rússia para atualizar os acordos de exportação e também para verificar a possibilidade de aumento da cota que atualmente gira em torno de 370 toneladas anuais.

O secretário informou ainda que nessa mesma viagem os técnicos irão à Arábia Saudita para fornecer explicações ao governo desse país sobre as medidas que já foram tomadas para a exclusão completa de resíduos de microfuranos na carne de frango.

A presença desse componente causou há pouco tempo rejeição de várias partidas de frango que já haviam sido adquiridas pelos árabes.