Brasil vence Chile na abertura do Sul-Americano feminino de basquete

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 22 de junho de 2003 as 21:42, por: cdb

A Seleção Brasileira feminina de basquete estreou com vitória no 28º Campeonato Sul-Americano feminino de basquete, que está sendo disputado na cidade de Loja, no Equador.

Com 24 pontos da cestinha Lilian, o Brasil derrotou o Chile por 95 a 49 (54 a 26 no primeiro tempo). As brasileiras voltam à quadra nesta segunda-feira, às 19h30min (de Brasília), para enfrentar a Venezuela pela segunda rodada.

No primeiro período, as brasileiras abriram 13 pontos de vantagem: 27 a 14. No segundo quarto, mesmo com a entrada de quatro jogadoras do banco (Mamá, Cris, Jacqueline e Geisa), o Brasil ampliou a diferença, terminando o primeiro tempo 28 pontos na frente (54 a 26). Na etapa final, as brasileiras melhoraram a marcação e aumentaram a vantagem para 46 pontos.

– A quadra muito escorregadia dificultou demais o jogo. Mas conseguimos impor nosso ritmo, apesar de alguns erros cometidos principalmente no inicio da partida, o que é normal em uma estréia. Contra a Venezuela precisamos estar mais concentradas e fazer o que sabemos e treinamos – disse a pivô Cintia Tuiú.

De acordo com regulamento da competição, as duas primeiras colocadas na soma de pontos das cinco rodadas disputam o título na próxima sexta-feira.

O campeão e o vice-campeão do Sul-Americano garantem vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, em agosto. Os três primeiros colocados se classificam para o Torneio Pré-Olímpico do México, que será disputado de 24 a 28 de setembro.