Brasil vence Bósnia na estreia em 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 09:51, por: cdb
Seleção Brasileira de Futebol
Neymar disputa lance com Spahic, da Bósnia, durante amistoso em que a seleção brasileira venceu por 2 x 1

A seleção brasileira de futebol precisou de um gol contra aos 45 minutos do segundo tempo para derrotar a Bósnia por 2 x 1 no primeiro jogo de 2012, disputado na cidade suíça de St. Gallen nesta terça-feira.

Assim como no ano passado, a equipe comandada por Mano Menezes mostrou pouca consistência, enquanto se prepara para os Jogos Olímpicos de Londres, neste ano, e a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Os gols do Brasil foram marcados por Marcelo, no começo da partida, e o outro foi contra, após chute forte do atacante Hulk da esquerda. “O jogo foi duro, a gente sabia que não ia ser fácil, a Bósnia é uma boa equipe”, disse Neymar após o amistoso. “A gente está buscando a forma ideal de jogar. Não demos show hoje, mas a vitória é mais importante”, acrescentou.

O Brasil entrou em campo com Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Sandro, Fernandinho, Hernanes e Ronaldinho; Neymar e Leandro Damião. Logo aos 4 minutos, o time brasileiro abriu o placar. Daniel Alves fez boa jogada pelo meio e passou para o lateral-esquerdo Marcelo chutar cruzado com precisão. Mas em um contra-ataque, Ibsevic arrancou, David Luiz não deu combate e ele chutou fraco da entrada da área. O goleiro Júlio César falhou no lance.

A melhor chance do Brasil para desempatar o jogo aconteceu quando Fernandinho lançou Damião, cujo chute parou no goleiro. No rebote, Hernanes tinha o gol vazio à sua frente, mas acabou travado e chutou para fora.

A Bósnia, porém, não se deu por satisfeita com o empate e teve duas boas oportunidades para virar. Numa delas o atacante, sem marcação dentro da área, chutou por cima, e na outra o goleiro brasileiro fez a defesa.

Na segunda etapa, o Brasil seguia em dificuldades e antes dos 15 minutos Mano Menezes colocou Elias no lugar de Sandro. Aos 17, Ganso substituiu Ronaldinho, apagado. Em seguida, Hulk entrou na vaga de Hernanes.

Neymar, grande destaque do futebol brasileiro na atualidade, sofreu algumas faltas e teve boa chance aos 28 minutos, mas chutou fraco após ser lançado pela esquerda, e o goleiro caiu para fazer a defesa. Mano ainda colocou Lucas em campo, no lugar do atacante Damião.

Quando o jogo se encaminhava para um empate, Hulk cruzou forte da esquerda e Papac colocou a bola contra sua própria rede.

O Brasil disputará mais amistosos neste primeiro semestre. O próximo jogo será contra a Dinamarca, em 26 de maio, na Alemanha.

Mano critica atuações de David Luiz e Ronaldinho
Ronaldinho Gaúcho e David Luiz receberam críticas públicas do técnico Mano Menezes, que afirmou que eles tiveram atuações abaixo de seus padrões normais. Mano chamou Ronaldinho de volta à seleção alegando que o meia poderia ser uma referência do Brasil. “Acredito que ele esteve abaixo de seus padrões habituais”, afirmou o treinador sobre o jogador do Flamengo, de 31 anos. “Em várias ocasiões ele não continuou a jogada nem deu o passe final que ele é capaz de fazer e que é a característica dele.”

O zagueiro David Luiz errou no gol da Bósnia ao não dar combate no atacante, uma semana depois de ter tido uma performance ruim pelo Chelsea diante do Napoli na Liga dos Campeões. Mano Menezes disse que erros fazem parte do jogo, mas que David Luiz, que estava marcando o atacante Edin Dzeko e levou desvantagem, deixou que o deslize o afetasse pelo restante da partida. “Ele perdeu a concentração por causa do erro, que é normal na vida de um jogador de futebol”, declarou Mano. “Individualmente, ele não atingiu seu padrão habitual, e ele sabe disso. Tivemos uma conversa depois do jogo e no intervalo”.