Brasil pode ter acesso a US$ 9,3 bilhões do FMI

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 13 de junho de 2003 as 02:26, por: cdb

Segundo o secretário dos Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Otaviano Canuto, o Brasil tem “grande probabilidade” de dispor dos 9,3 bilhões de dólares que o Fundo Monetário Internacional (FMI) deve ser aprovado nesta sexta-feira.

A direção do FMI vai analisar o relatório preparado pela missão que esteve em maio no Brasil e verificar se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas.

Para os técnicos do FMI “o momento de maior debilidade da economia brasileira foi superado”.

Não houve mudanças significativas, mas pequenas, e uma das principais diz respeito ao crescimento econômico. Originalmente, previa-se um crescimento de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2003, mas a equipe econômica já revisou a meta para cerca de 1,8%.

A aprovação do relatório permitirá ao Brasil dispor de 9,3 bilhões de dólares do empréstimo de 30 bilhões de dólares concedido ao país em novembro de 2001. Esta é a maior de todas as parcelas do programa.

Analistas financeiros afirmam que as autoridades brasileiras terão acesso a apenas 4,5 bilhões de dólares. O restante será destinado ao pagamento de empréstimos concedidos anteriormente pelo próprio FMI, com vencimento agora em junho.

Segundo Canuto será “bem-vindo qualquer dinheiro que reforce a capacidade brasileira de enfrentar choques externos”.