Brasil lançará primeiro satélites para monitorar desmatamento em 2009

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de outubro de 2006 as 16:21, por: cdb

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, destacou, nesta quinta-feira, que o Brasil lançará o primeiro satélite de monitoramento terrestre produzido com tecnologia nacional em 2009. Além disso, o Brasil possui acordo com o governo chinês para lançamento de satélites sino-brasileiros em 2007, 2009 e 2012. O programa é importante para ajudar a monitorar o desmatamento na região amazônica.

De acordo com o diretor, durante cerimônia para anunciar a queda do desmatamento na Amazônia, o Brasil monitora, atualmente, o território com 250 metros de resolução a cada dois dias por meio de dois satélites norte-americanos, que serão desativados nos próximos anos depois de mais de 20 anos de uso. O planejamento de novos lançamentos substituirá esse trabalho.

Em 2009, ainda segundo Câmara, o país terá a capacidade de ter imagens do planeta com 50 metros de resolução a cada dois dias, ou seja, de melhor qualidade.

– Teremos capacidade inigualável de monitorar e ter controle sobre o nosso próprio território -, disse o diretor.

O satélite sino-brasileiro (CBERS-2) já está em órbita desde outubro de 2003. Gilberto Câmara falou sobre o programa espacial de monitoramento terrestre durante a apresentação da estimativa de desmatamento da Amazônia de 2005 a 2006.