Brasil está na final do Campeonato Mundial de Vôlei Masculino

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 11 de outubro de 2002 as 00:09, por: cdb

Em outra partida emocionante, a seleção brasileira masculina de vôlei acabou com a invencibilidade da Iugoslávia, atual campeã olímpica e européia, e avançou à final do Campeonato Mundial, que está sendo realizado na Argentina.

Comandados por Giba, Anderson, Henrique e pelo capitão Nalbert, os brasileiros, que na véspera garantiram a vaga nas semifinais ao derrotar a tricampeã Itália, venceram a Iugoslávia por 3 sets a 1, com parciais de 26-24, 22-25, 27-25 e 25-23, em uma hora e 49 minutos de jogo.

Agora, o Brasil espera o resultado da outra semifinal, entre França e Rússia, que acontecerá na sexta-feira, em Buenos Aires. Já a Iugoslávia irá disputar a medalha de bronze com o perdedor desse jogo.

O jogo começou com muitos erros brasileiros, o que a seleção da Iugoslávia aproveitou e chegou a abrir 17-11 no primeiro set.

Mas, os brasileiros reagiram a tempo e, graças a uma seqüência de saques forçados de Nalbert e ao bom trabalho do bloqueio, o time comandado pelo técnico Bernardo Resende, o Bernardinho, fechou a primeira parcial por 26-24.

O segundo set foi muito equilibrado e os iugoslavos conseguiram vencer por 25-22, empatando o placar geral por 1-1. Já a terceira parcial foi disputada ponto a ponto e os brasileiros suaram para ganhar por 27-25.

E, no quatro set, com os iugoslavos já abatidos, o Brasil manteve-se quase sempre com cinco pontos de vantagem e, mantendo a concentração, fechou a parcial por 25-23 e garantiu a classificação para a decisão do domingo, quando buscará o único título que ainda não tem.

“Estou muito feliz de fazer parte desse time que jogou muito bem hoje”, disse o braisleiro Ricardo, que entrou em quadra no primeiro set e jogou até o final.

A última vez que o Brasil chegou à final em um Campeonato Mundial foi em 1982, também na Argentina, quando foi derrotado pela antiga União Soviética.

Essa vitória também marcou a quinta vitória de Bernardinho que comanda a seleção brasileira desde 2001, em partidas contra a Iugoslávia.

Com o jogo desta quinta-feira, as duas equipes já se enfrentaram 25 vezes com o Brasil vencendo 20 e perdendo apenas em cinco ocasiões.

Brasil e Iugoslávia também repetiram a disputa das semifinais da Liga Mundial de 2002, disputada em 17 de agosto, em Belo Horizonte, com vitória brasileira por 3 sets a 2.