‘Brasil está limpando o planeta que os outros estão sujando’, diz Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2007 as 21:49, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira em Crateús (CE), que o investimento em biodiesel é uma forma de limpar a sujeira produzida por outros países.

Durante inauguração de uma usina de biodiesel, o presidente ressaltou que “o biodiesel é para nós uma questão não de honra, mas de soberania e de maior participação no mundo globalizado, limpando o planeta que outros estão sujando”.

Lula disse que o biocombustível não está sendo usado apenas para o abastecimento de veículos e a despoluição do planeta, mas para transformar o semi-árido em uma região produtora de riquezas.

Ele destacou que o semi-árido nordestino e a agricultura familiar são o “compromisso de honra” desse projeto.

– Nós estamos apostando nessa política do biodiesel como a possibilidade de gerar emprego para a agricultura familiar e para o agronégocio -, disse.

O presidente ressaltou que não se opõe à produção em larga escala.

– Nós não somos contra um grande empresário produzir. Pelo contrário, estamos incentivando. Porque quando o biocombustível entrar de verdade na matriz energética desse país, nós vamos precisar de muita coisa para produzir -, afirmou Lula.

A Usina de Biodiesel Brasil Ecodiesel, em Crateús, deve ser uma das duas maiores produtoras de biodiesel do país. A outra fica em Iraquara, na Bahia. A previsão é de que a unidade cearense produza 108 milhões de litros de biodiesel ao ano. As atividades foram iniciadas em dezembro do ano passado.