Brasil e Venezuela vão assinar acordo para a exploração de petróleo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 12 de fevereiro de 2005 as 10:11, por: cdb

O chanceler venezuelano, Ali Rodriguez Araque, confirmou que Brasil e Venezuela vão assinar um acordo que amplia a cooperação entre as estatais de petróleo dos dois países. Um dos objetivos é a exploração conjunta do recurso mineral pela Petrobrás e a Empresa Venezuelana de Petróleo (PDVSA). A parceria também ocorrerá no refino, petroquímica e na produção de etanol e biodiesel. O anúncio foi feito após uma reunião entre Araque e o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, nesta sexta-feira.

Outro acordo previsto é no setor de infra-estrutura. Segundo Araque, o Brasil deve auxiliar a Venezuela a construir um projeto de irrigação localizado na capital, Caracas. “Nesses acordos, sempre se avança”, resumiu o chanceler. Ele evitou comentar outras possíveis parcerias bilaterais. Segundo Ali Araque, os acordos “se tornarão um marco para as duas economias”. Os termos de cooperação serão assinados pelos presidentes Luíz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez na próxima segunda-feira (14), em Caracas.

As parcerias no setor de energia já vem sendo firmadas por Brasil e Venezuela. Em 2004, os dois países assinaram acordo para compartilhar especialização técnica e aumentar investimentos. Na ocasião, os ministros de Minas e Energia dos dois países também formaram uma comissão para analisar propostas de ações conjuntas entre a PDVSA e a Petrobrás.