Brasil e Peru vão avaliar segurança na fronteira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de março de 2004 as 21:34, por: cdb

O ministro peruano da Defesa, Roberto Chiabra, e seu colega brasileiro, José Viegas, farão nesta quinta-feira em Lima, no Peru, a primeira reunião do grupo de trabalho bilateral de seu setor. A reunião vai até sexta-feira, período em que as delegações de ambos os países vão avaliar a situação de segurança na fronteira, ameaçada por grupos de traficantes de drogas e de madeira, entre outros.

O tema das guerrilhas colombianas também faz parte da agenda de segurança na região, devido à fronteira compartilhada com a Colômbia. Um comunicado conjunto será divulgado ao término do encontro, anunciando os acordos fechados entre ambos os países.

O grupo bilateral de Defesa foi criado em agosto de 2002 e, em 2003, o Brasil se comprometeu a assessorar o Peru em tarefas de vigilância da Amazônia. Temas de cooperação científica e tecnológica em matéria de Defesa, assim como o intercâmbio de informações sobre a modernização e reestruturação das Forças Armadas, serão outros pontos abordados pelas comitivas.