Brasil ajuda a implantar o Fome Zero na Angola

Arquivado em:
Publicado Quinta, 06 de Novembro de 2003 às 15:16, por: CdB

O governo brasileiro foi indicado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para implementar em Angola um plano emergencial de segurança alimentar e combate à fome, a exemplo do Programa Fome Zero.

O objetivo é contribuir para o processo de reconstrução do país africano e, em especial, recuperar a agricultura familiar de Angola, atividade que ocupava cerca de dois terços de toda a população.

Entre as ações de cooperação brasileira, estão a doação de sementes, a capacitação de técnicos em agropecuária e o apoio e incentivo à pesquisa. Além disso, serão desenvolvidos projetos de extensão rural e agricultura familiar, áreas relevantes para o desenvolvimento rural sustentável e para o combate à fome e à miséria.

Será o primeiro acordo efetivo de cooperação do Programa Fome Zero fora do país. Ele foi discutido durante a passagem da comitiva de Lula por Luanda. Na ocasião, foi entregue ao presidente da Embrapa um programa de segurança alimentar elaborado pela FAO a pedido do governo angolano.  Ele servirá de ponto de partida para o Programa Fome Zero Angola, que será implantado de 2004 a 2006.

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 11 de novembro de 1975, após quase 30 anos de guerra civil. Nesse período, cerca de 3 milhões de refugiados migraram de zonas rurais para a capital Luanda em busca de segurança. Após o fim dos conflitos, em 2002, eles voltaram as suas áreas de origem.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo