Brasil 1 chega em terceiro a primeira etapa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de dezembro de 2005 as 10:28, por: cdb

O Brasil 1 completou a primeira etapa da Volvo Ocean Race na terceira posição. A embarcação liderada por Torben Grael chegou à Cidade do Cabo, na África do Sul, por volta da 0h58 (de Brasília).

A primeira etapa, que teve largada no dia 12 de novembro em Vigo, na Espanha, percorreu 6.400 milhas náuticas (cerca de 11.850 km).

Com o resultado, a primeira embarcação nacional a participar da mais tradicional regata de volta ao mundo mantém o segundo lugar na classificação geral, com 10,5 pontos.

O barco holandês ABN Amro One, do neozelandês Mike Sanderson, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, às 11h25, seguido pelo compatriota ABN Amro Two, do navegador britânico Simon Fisher, que cruzou a linha seis horas depois.

O vencedor assumiu a liderança da competição, com 11,5 pontos.

O Ericsson, comandado pelo britânico Neal McDonald, deve chegar na manhã deste sábado e somar 10,5 pontos, no geral, empatando com o Brasil 1 em segundo.

O ABN Amro Two tem agora 9,5 pontos e está em quarto.

Torben Grael admitiu que sofreu para chegar à Cidade do Cabo, com ventos fracos.

– É frustrante andar tanto durante uma etapa e nos últimos momentos andar tão pouco. Acaba sendo o anticlímax. Não paramos nem nos Doldrums, quando tivemos 12 nós, e empacamos na frente da Cidade do Cabo – comentou.

A primeira etapa foi dura para os participantes. Dois barcos abandonaram (Movistar e Piratas do Caribe), um parou para reparos (Sunergy) e outro (Ericsson) está chegando com problemas na quilha.