Botafogo conquista primeira vitória

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de janeiro de 2003 as 22:32, por: cdb

Um gol de Márcio Gomes no primeiro tempo garantiu ao Botafogo a vitória por 1 x 0 sobre o Americano, na noite nesta quarta-feira, no Estádio Caio Martins. Esta foi a primeira vitória do Glorioso no Campeonato Carioca – nas primeiras rodadas, havia perdido para o Bangu, em Moça Bonita e empatado com o Vasco, em São Januário.

O Botafogo começou o jogo pressionando o Americano e criou várias chances de gol no primeiro tempo. Mas foi o time de Campos que quase abriu o placar, com o ala Evaldo chutando uma bola na trave do goleiro Max. Aos 15min, Almir deu a resposta e chutou com veneno por cima do travessão, após boa jogada articulada por Camacho.

O gol do Botafogo estava amadurecendo e aconteceu aos 21min: O lateral Márcio Gomes aproveitou um passe de Fábio e chutou cruzado, na entrada da grande área, no canto direito do goleiro Gabriel. A jogada começou numa rebatida errada feita pela zaga do Americano.

A vantagem parcial não diminuiu o ímpeto do Botafogo, que continuou desperdiçando chances em escala industrial. Numa delas, Almir perdeu o ângulo para a finalização e rolou para o chute de Camacho, que Gabriel defendeu com dificuldade. O mesmo Camacho esteve mais duas vezes para estufar a rede do adversário e não conseguiu.

Boa parte da pequena torcida do Botafogo presente no Caio Martins passou o intervalo inteiro pensando naquela velha máxima do futebol: quem não faz, leva. Mas o Americano, atuando com três zagueiros, continuou mal em campo e contou com a sorte aos 15min, quando Gláucio chutou uma bola no travessão, após boa triangulação do ataque.

O Americano quase empatou numa cobrança de falta de Marcelo Carioca, que Max defendeu demonstrando incrível elasticidade. Nos minutos finais, o Botafogo passou a se preocupar mais com o sistema defensivo, explorando contra-ataques e deixando o tempo passar. O time de Campos, vice-campeão carioca, não teve força para buscar o empate.

BOTAFOGO 1 x 0 AMERICANO

Botafogo
Max; Márcio Gomes, Gilmar, Allan e Renatinho; Túlio, Fernando, Almir e Camacho; Gláucio (Geraldo) e Fábio
Técnico: Levir Culpi

Americano
Gabriel; Rogério, Ciro e Laerte; Oliveira (Fabrício Carioca), Catitu, Baiano, Ronaldo (Marcelo Carioca) e Evaldo; Luciano Viana e Cristiano (Fabiano)
Técnico: Marcos Paulo

Data: 29/1/2003 (quarta-feira)
Local: Estádio Caio Martins
Juiz: Willian de Souza Nery
Cartões amarelos: Ciro, Márcio Gomes, Allan, Gilmar, Cristiano, Laerte, Camacho e Túlio
Gol: Márcio Gomes, aos 21min do primeiro tempo