Bope inicia ocupação de mais três morros da Zona Norte do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 as 12:09, por: cdb

Cerca de 200 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) – com o apoio de dois blindados e um trator – iniciaram na manhã desta quinta-feira a operação de ocupação das comunidades São João, Matriz e Quieto, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio, para a implantação de mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Além de expulsar o tráfico e retomar o território, o Bope também tem como missão por um ponto final fim nos constantes roubos de veículos na região.

A ocupação das três comunidades tinha sido anunciada nesta quarta-deira (5) pelo governador Sérgio Cabraç durante a cerimônia de inauguração de uma agêncic bancária na Cidade de Deus, outra comnunidade ocupada pelas forças de pacificação na Zona Oeste do Rio.

“Ocupamos o Morro dos Macacos e agora viramos para o outro lado. É uma alegria muito grande para mim, que nasci no Engenho Novo, ali próximo. E é uma alegria muito grande também saber que o povo daquela região, a partir de amanhã (quinta-feira) , começa a ter a sua UPP instalada com a entrada do Bope nessas duas comunidades. E teremos mais este ano”, declarou o Governador Sérgio Cabral.

O Rio já tem 13 UPPs instaladas e o plano do governo do estado será pacificar 40 comunidades, dominadas por traficantes ou por milícianos, até o fim do segundo mandato do governador. Em muitas delas, após a UPP, o poder público e a iniciaitva privada têm entrado com ações e projetos sociais, culturais e de desenvolvimento econômico.