Bono repreende Berlusconi por uso indevido de imagem

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 2 de abril de 2006 as 12:33, por: cdb

Líder da banda U2, o cantor Bono Vox repreendeu o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, pelo uso de uma foto sua em publicação que divulga as obras do governo a dez dias das eleições. Por escrito, Bono contestou a exploração de sua imagem.

“Senhor Berlusconi, por mais que esteja lisonjeado de aparecer nessa publicação, também me sinto um pouco explorado”, afirmou o artista na carta, informa o jornal italiano Corriere della Sera, neste domingo.

A revista de 161 páginas publicada pelo partido Forza Italia foi enviada a milhões de residências italianas antes das eleições dos dias 9 e 10 deste mês. A publicação é repleta de fotos de Berlusconi, sempre sorridente, discursando para multidões e conversando com líderes mundiais. A foto de Bono, reconhecido ativista em defesa de nações carentes, aparece com a inscrição:

“O artista irlandês é grato ao primeiro-ministro pelas ações do governo italiano em favor dos países pobres”.

Na carta, Bono diz se lembrar da conversa com Berlusconi em que o primeiro-ministro prometeu cumprir a promessa do G-8 (grupo de países mais ricos) de aumentar as doações, o que levaria a Itália a duplicar os desembolsos até 2010.

“Se o seu compromisso é verdadeiro e sua assinatura tem valor, então, o mundo quer saber como a Itália pretende atingir esse objetivo”, afirmou Bono na carta.

No G-8, a Italia é o país que faz as menores doações em termos reais e, apesar das promessas, tem reduzido os desembolsos nos últimos anos.