Bombeiros estão em estado de alerta no RJ

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2007 as 17:40, por: cdb

Um plano de emergência contra focos de incêndio, no estado do Rio de Janeiro será anunciado nesta quarta-feira. Somente nesta quarta, até o meio-dia, foram registrados 45 focos. No mês de março os bombeiros registraram 870 queimadas, 50% maior do que no mesmo período do ano passado. Do início do ano até esta quarta, foram atendidos 1.588 focos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os termômetros estão quatro graus acima da média neste período.

São 30 dias de sol ininterruptos e segundo a previsão do Inmet, o calor acompanhado de um clima seco é causado pela massa de ar quente que bloqueia a entrada de frentes frias. Segundo a meteorologista Marlene Leal, a frente fria que deve chegar ao estado no próximo fim de semana é típica de verão. Manhã de sol e chuva rápida à tarde. Na próxima terça-feira, uma outra frente fria, dessa vez com mais força, deverá trazer queda na temperatura, aumento na nebulosidade e chuvas intensas.

As unidades de conservação estão em alerta. A Delegacia de Proteção do Meio Ambiente e o Batalhão Florestal vão intensificar ações contra grupos de baloeiros. A campanha contra grupos de queimadas na agricultura e a fiscalização nas áreas próximas as matas será reforçada.