Bombeiros ainda combatem fogo de acidente com trens em MS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de março de 2003 as 19:05, por: cdb

Dois trens da Ferronorte (Ferrovias Norte Brasil) carregados com óleo diesel e gasolina bateram nesta quarta-feira no município de Inocência, interior do Mato Grosso do Sul. Não há feridos, mas vagões ainda estão em chamas.

Os trens saíram de Paulínia (SP) e tinham como destino Alto Taquari (MT). Por volta das 6h, a composição D-03, com 35 vagões, bateu na traseira do trem D-01, com 27. Cada vagão, segundo a Ferronorte, carregaria 90 mil litros de combustível.

Os maquinistas pularam dos trens antes da colisão, também de acordo com a Ferronorte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, dez vagões pegaram fogo. A empresa afirma que o acidente não causou danos ao meio ambiente.

Os motivos do acidente ainda são desconhecidos. As composições, que são monitoras via satélite, possuíam uma espécie de caixa preta. O material foi recuperado e será analisado.

A via está bloqueada. A previsão da Ferronorte é de que a liberação ocorra nesta quinta-feira. O local costuma ser usado para transporte de combustível e de soja – do Mato Grosso para Santos (SP).

Fogo

Cerca de 30 homens do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul e outros 40 de São Paulo trabalham no combate ao fogo.

Segundo o capitão Eduardo Antonio Francelino dos Santos, o local onde ocorreu o acidente é uma área de difícil acesso.

Dos dez vagões atingidos pelo incêndio, três ainda queimavam até o final da tarde desta quarta-feira. Os outros, de acordo com Santos, foram destruídos ou apenas chamuscados.

Para auxiliar os trabalhos, vagões não danificados foram retirados da via na manhã desta quarta-feira. Os outros ficaram confinados entre dois barrancos.

A preocupação dos bombeiros é resfriar os vagões para impedir que o fogo se espalhe.

“Ainda há riscos”, afirmou o capitão.

De acordo com ele, os trabalhos de resfriamento deverão continuar até esta quinta-feira para a transferência da carga.