Bombas explodem Afeganistão durante ataques à luz do dia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 9 de outubro de 2001 as 12:40, por: cdb

Os Estados Unidos lançaram ataques contra o Afeganistão na manhã desta terça-feira depois da segunda noite de bombardeios. Autoridades do Talebã teriam declarado que a cidade de Kandahar, sede da milícia, foi atacada esta terça-feira. Mas não há confirmação do governo americano nem informações sobre quais foram os alvos ou os danos causados.

Kandahar, no sul do Afeganistão, foi atacada durante a madrugada, juntamente com alvos perto da capital, Cabul, e a cidade de Jalalabar.

Autoridades americanas afirmam que os ataques realizados durante a madrugada visavam as defesas anti-aéreas afegãs, depósitos de combustíveis e campos de treinamento da organização de Osama Bin Laden – apontado pelos EUA como o principal responsável pelos atentados de 11 de setembro.

A salvo

Um caça-bombardeiro e 15 mísseis de cruzeiro Tomahawk foram utilizados no ataque durante a madrugada. As forças do Talebã responderam com baterias anti-aéreas.

Os bombardeios recomeçaram exatamente 24 horas depois do primeiro ataque, no domingo à noite.

Na capital afegã, Cabul, a eletricidade foi cortada. A rádio do Talebã recomendou que os moradores fechassem as cortinas das janelas e permanecessem em casa.

O Pentágono, em Washington, afirmou que todas os aviões usados nos ataques retornaram a salvo das operações. Os bombardeios foram menos intensos que os de domingo.

Um porta-voz do Talebã teria declarado que os ataques americanos não conseguiram destruir alvos militares.

Abdul Hai Muttmain disse que “o moral do povo está alto. Osama (Bin Laden) está bem e (o líder do Talebã) mulá Omar está a salvo. O nosso futuro está salvo.”

Outros alvos

O governo americano alertou o Conselho de Segurança da ONU de que poderia atacar outros países ou organizações depois dos ataques ao Afeganistão.

Alguns dos bombardeiros voaram diretamente dos Estados Unidos, e outros foram deslocados da ilha britânica de Diego Garcia, no Oceano Índico.

Forças britânicas não se envolveram diretamente com os ataques, mas deram apoio logístico.

Hospital

Segundo a agência de notícias Islamic Afghan Press, no Paquistão, uma bomba caiu próximo ao principal hospital de Cabul. Moradores da cidade disseram ter visto bombas caindo nos arredores da capital e perto do aeroporto. Testemunhas falaram sobre três grande explosões.

Três ou quatro fortes explosões foram ouvidas em Kandahar.

As aeronaves americanas também jogaram 37 mil pacotes de alimentos nas áreas afetadas pela seca no Afeganistão, repetindo a operação do domingo.

O Programa Internacional de Alimentação da ONU (FAO) suspendeu temporariamente as viagens dos comboios de alimentação para o país, por causa dos ataques americanos.