Bombardeiros B-52 atacam coluna de blindados iraquianos a caminho do sul

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de março de 2003 as 10:46, por: cdb

Bombardeiros B-52 dos Estados Unidos, em “onda após onda”, atacaram uma coluna de centenas de blindados de forças iraquianas que se dirigia para o sul do país, antes que pudesse alcançar tropas norte-americanas em Najaf, a cerca de 100 quilômetros de Bagdad, informou nesta quinta-feira o correspondente da CNN Walter Rodgers.

Controladores do tráfego aéreo, da Força Aérea dos EUA, disseram a Rodgers que a potência do ataque reduziu o comboio a um “quase nada”. O Iraque não se pronunciou, de imediato, sobre a situação.

Nos últimos dois dias, A Sétima Divisão de Blindados do Exército norte-americano enviou grandes reforços para a Terceira Divisão de Infantaria em Najaf, cidade que está sob o controle dos EUA, segundo Rodgers.

Sua posição ficou sob ameaça na quarta-feira, quando serviços de informação militares indicaram que os blindados iraquianos estavam se dirigindo para Najaf.

A coluna iraquiana teria sido formada por tropas de elite da Guarda Republicana.

No entanto, autoridades do Pentágono disseram, em Washington, que estavam a par apenas de um “reposicionamento defensivo” de unidades da Guarda Republicana perto de Bagdad, acrescentando não dispor de informações sobre qualquer ofensiva por parte do Iraque.

Autoridades militares em campo acreditam que as forças da Guarda Republicana seguiam para o sul a fim de tentar a retomada de uma ponte importante sobre o Rio Eufrates, capturada por tropas da coalizão após um intenso combate, na terça-feira.