Bomba fere 16 pessoas perto de sede partidária na Turquia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 06:01, por: cdb

Bomba fere 16 pessoas perto de sede partidária na Turquia

Por Can Sezer

ISTAMBUL, 1 Mar (Reuters) – Uma bomba acionada por controle remoto feriu 15 policiais e um civil nesta quinta-feira quando um micro-ônibus policial passou perto da sede do governista Partido da Justiça e Desenvolvimento (AK) em Istambul, informou a polícia turca.

Separatistas curdos, grupos de extrema esquerda, de extrema direita e militantes islâmicos, incluindo a Al Qaeda, já realizaram ataques a bomba na Turquia no passado. Mas ninguém assumiu imediatamente a responsabilidade pelo incidente.

O chefe da polícia de Istambul, Huseyin Capkin, disse que o artefato foi instalado numa moto e acionado por controle remoto quando o veículo policial passou, perto do prédio do partido e dos escritórios de uma associação comercial conservadora.

“Quando o veículo policial com 21 oficiais passou, uma bomba de controle remoto numa moto explodiu. Nossas equipes estão conduzindo as investigações”, Capkin disse a repórteres.

“Condeno fortemente o ataque terrorista no distrito Sutluce de Istambul. Infelizmente 15 policiais e um civil ficaram feridos”, disse o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, em entrevista coletiva em Ancara.

“Nossa luta contra o terrorismo continuará com a maior determinação”, disse.

“Há pessoas feridas, muitas ambulâncias estão chegando aqui após a explosão”, disse à Reuters uma testemunha.

“Foi uma explosão muito forte, como um terremoto”, outra testemunha disse à CNN turca.

(Reportagem adicional de Seda Sezer e Ece Toksabay)

Reuters