Bolsas européias fecham no maior nível em 30 meses

Arquivado em:
Publicado Sexta, 07 de Janeiro de 2005 às 14:46, por: CdB

 As bolsas de valores da Europa atingiram o maior patamar em 30 meses na sexta-feira, já que a criação de postos de trabalho nos Estados Unidos abaixo do esperado diminuiu as preocupações em relação ao aperto monetário pelo banco central norte-americano. Contudo, notícias negativas da farmacêutica Schering contiveram os ganhos do mercado.

As bolsas tiveram reações mistas ao número de 157.000 novos postos de trabalho criados nos EUA em dezembro, abaixo do esperado. Alguns sustentaram que o país está com dificuldades para criar empregos a um ritmo sustentável.

Qualquer indicador econômico que lance dúvidas sobre o vigor da economia norte-americana tende a ajudar as bolsas de valores, por diminuir a expectativa de juros maiores e migração de investimentos para títulos públicos considerados sem risco ao investidor.

As ações da Vodafone foram um dos destaques de alta e ajudaram a impulsionar os ganhos no mercado europeu, subindo 1,8 % pela informação de que sua joint-venture nos EUA, a Verizon Wireless, não estaria interessada em comprar a rival Sprint. Operadores disseram que isso afastou temores de que a Vodafone se envolveria em uma aquisição muito cara.

Já as ações da Schering caíram quase cinco por cento após a fabricante de medicamentos alemã informar que reguladores dos EUA precisam de mais informações para aprovar seu remédio para prevenção de tumores ósseos em pacientes com câncer de mama.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,62 %, para 4.854 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX fechou com oscilação positiva de 0,36 %, a 4.316 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 teve ganho de 0,19 % e encerrou a 9.041 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 subiu 0,56 % e fechou a 3.877 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em alta de 0,34 %, a 23.792 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 avançou 0,93 %, para 7.786 pontos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo