Boeing vende quatro aeronaves para empresa brasileira

Arquivado em:
Publicado Quarta, 01 de Novembro de 2006 às 07:54, por: CdB

 Airbus deixará de ser o único fornecedor de aviões da TAM. A companhia aérea fechou contrato com a Boeing para receber, em 2008, quatro Boeings-777/300 ER novos. Assim, a Airbus deixa de ser seu único fornecedor.

A assinatura do contrato foi anunciada na manhã desta quarta-feira em teleconferência de Seattle, nos EUA, pelo presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, e pelo vice-presidente de vendas da Boeing para a América Latina, John Wojick.

- Conversamos com a TAM por muitos anos sobre os nossos produtos. Ter a oportunidade de tê-los no nosso programa é importantíssimo - afirmou.

Com o espaço deixado pela Varig nos vôos internacionais, a TAM vinha procurando aviões de maior porte, chamados wide-body, para realizar trechos intercontinentais. O fato de fechar contrato com outra fabricante causou surpresa já que muitas empresas preferem optar por frotas padronizadas para reduzir custos com treinamento, manutenção e compra de peças.

O presidente da TAM declarou que para o mercado mercado doméstico e América do Sul, a empresa será "single fleet" (frota padronizada). Já para o mercado de grandes aviões a TAM percebeu a necessidade de ter flexibilidade operacional e de planejamento de malha.

Estudos realizados pela companhia fizeram a TAM chegar à conclusão de que valia mais a pena optar pela americana e de que o custo maior de uma frota não padronizada seria compensado. A frota da TAM hoje é de 93 aviões, 71 da Airbus (o restante é Fokker-100, que serão todos devolvidos nos próximos anos).
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo