Bob Dylan ganhará título honorário de universidade escocesa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 23 de junho de 2004 as 13:44, por: cdb

O astro do folk-rock Bob Dylan vai receber nesta quarta-feira um diploma honorário da universidade escocesa de St. Andrews. É a segunda vez que ele aceita uma distinção desse tipo em seus 40 anos de carreira.

O artista norte-americano de 63 anos, autor de clássicos como “Like a Rolling Stone” e “Mr Tambourine Man”, será nomeado doutor em música.

O outro doutorado honorário de Dylan, pela Universidade Princeton, foi concedido em 1970, num momento em que suas canções de protesto o tinham transformado no músico favorito dos estudantes.

Neil Corcoran, professor de inglês na St. Andrews, disse à rádio BBC: “Estamos muito honrados e lisonjeados pelo fato de Dylan aceitar este título e de fazê-lo por nós.”

A universidade quer homenagear Bob Dylan por sua contribuição excepcional à cultura musical e literária, disse Corcoran.

“Dylan é uma figura sumamente interessante e significativa, em muitos aspectos comparável a Pablo Picasso: sua permanência no gosto do público, sua flexibilidade, as metamorfoses pelas quais passou em sua longa carreira.”

Corcoran acrescentou que Bob Dylan manifesta interesse pela Escócia há anos, como é visível em uma de suas canções mais recentes, “Highlands”, na qual cita um dos poetas mais queridos da Escócia, Robert Burns.

“Não há dúvida de que Dylan se interessa pela cultura escocesa: baladas que se aproximam do escocês e canções folk foram influências em suas primeiras canções”, explicou.

Depois de receber o doutorado em música, Dylan deve se apresentar em Glasgow, no primeiro dos dois shows na Escócia que integram sua turnê européia.