BNDES financia agronegócio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de janeiro de 2005 as 14:10, por: cdb

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, anunciou nesta segunda-feira que o governo vai lançar uma linha de financiamento específica para o agronegócio. Segundo o secretário, a proposta está sendo discutida com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ela contaria com recursos constitucionais, do BNDES e dos novos títulos agrícolas, criados em dezembro e que devem entrar em operação nos próximos meses.

– Queremos criar um grande quadro de financiamento para a agroindústria para que ela possa aumentar seu poder de fogo e a sua competitividade global – disse Wedekin.

O secretário explicou que o setor é o único dentro do universo agrícola que não conta com programa específico de financiamento.

– Queremos incluir a agroindústria dentro do programa de financiamento do governo e definir uma matriz de financiamento mais harmônica para a agricultura – disse.

Segundo ele, só o BNDES analisa pedidos de financiamento da agroindústria que somam R$ 9,2 bilhões.

A nova linha será anunciada em abril junto com a divulgação de todos os programas de investimentos para a próxima safra. As medidas, disse o secretário, devem ser aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em maio.