BNDES abre linha de crédito mais ágil para exportadores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de abril de 2006 as 12:07, por: cdb

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, nesta segunda-feira, uma nova linha de financiamento à exportação, chamada de Pré-embarque Ágil, que permitirá às empresas beneficiárias um processo de comprovação burocrática mais simples em relação aos procedimentos atuais. A nova linha vai financiar até 30% do valor do compromisso de exportação assumido pela empresa em período de 6 a 12 meses. A comprovação do cumprimento da exportação será feita por meio de consulta aos dados oficiais de comércio exterior, fornecidos pelo Sistema Alice do Siscomex.

A sistemática de comprovação até então utilizada (apresentação de registro de exportação e contrato de câmbio, entre outros documentos), assim, será substituída pela comprovação eletrônica, o que facilitará o controle do desempenho exportador das empresas apoiadas. As empresas que tiverem necessidade de financiar parcela superior a 30% de suas exportações continuarão sendo atendidas pela linha pré-embarque já existente.

Presidente do BNDES, Demian Fiocca informou que o banco aprovou alterações nas linhas de pré-embarque e pré-embarque especial com o objetivo de simplificar procedimentos operacionais. As medidas devem reduzir custos administrativos para exportadores, agentes financeiros e BNDES. Entre 2003 e 2005, as linhas pré-embarques financiaram 368 empresas de praticamente todos os setores econômicos, no valor de US$ 5,9 bilhões. Essas empresas foram responsáveis por 26% das exportações brasileiras nos três.