Blockbuster é vendida em transação milionária às Lojas Americanas

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Publicado Quarta, 24 de Janeiro de 2007 às 10:56, por: CdB

Em uma operação que envolveu cifras na ordem de R$ 186,2 mlhões, as Lojas Americanas anunciaram, nesta quarta-feira, a compra das 127 lojas da rede de locadoras de vídeo Blockbuster no Brasil. Com a aquisição, as Lojas Americanas aumentam em 54% seu número de lojas no país, atualmente em cerca de 230, e elevam em 330 mil a base de clientes ativos. Somente na região metropolitana de São Paulo, o número de lojas passa de 41 para 100, informou a assessoria de imprensa da rede.

O acordo, fechado com a Unibanco Empreendimentos e Participações, envolve a compra pelas Lojas Americanas de 99,99% das ações da BWU, empresa que explora o desenvolvimento e subfranquia as atividades da Blockbuster no Brasil. O valor da transação deve ser pago em maio. As Lojas Americanas informaram que pretendem ampliar a oferta de produtos e serviços nas unidades Blockbuster por meio do formato Americanas Express, que são lojas menores com os produtos mais vendidos em cada região.

O negócio também inclui um contrato de licença da marca Blockbuster no país por 20 anos, fechado entre as Lojas Americanas e a Blockbuster International. A operação precisa de aprovação de assembléia de acionistas das Lojas Americanas, que será realizada em 60 dias. A companhia é controlada pelo grupo de investidores bilionários Jorge Paulo Leman, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles. Em novembro do ano passado, eles participaram da união do site Americanas.com com o site de varejo Submarino.

A rede de locadoras chegou ao Brasil em 1994, por meio de um acordo de franquia entre o Grupo Moreira Salles, do Unibanco, e a Blockbuster Entertainment Corporation, que criou a BWU Video. A primeira loja no Brasil foi inaugurada em 22 de março de 1995, no bairro paulistano do Itaim Bibi.

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