Blair sofre derrota nas urnas e já substitui ministros

Arquivado em:
Publicado Sexta, 05 de Maio de 2006 às 10:38, por: CdB

As eleições regionais britânicas revelaram um cenário de fim de festa para o premiê Tony Blair, com a presença dos conservadores em uma ampla vitória nas urnas. Para evitar mais desgastes, Blair anunciou nesta sexta-feira substituição de ao dois ministros de seu gabinete, Jack Straw (Relações Exteriores) e Charles Clarke (Interior), substituídos por Margaret Beckett e John Reid, respectivamente.

Nas últimas duas semanas, a popularidade de Clarke vinha apresentando queda após ele ter autorizado a libertação de infratores estrangeiros [depois do cumprimento de suas penas] sem cogitar deportação. Seu sucessor, Reid, até então era o responsável pelo Tesouro do país. Straw também deixa o cargo abatido por fortes críticas devido à participação de forças britânicas na Guerra do Iraque. Ele assumirá a liderança da Câmara dos Comuns, no lugar de Geoff Hoon, que será o responsável pela pasta de Assuntos Europeus.

A vaga de Straw será ocupada por Beckett, que foi ministra do Comércio e da Indústria de Blair em 1997 e, posteriormente, assumiu a pasta do Meio Ambiente, já no segundo mandato do premiê. John Prescott, centro de um escândalo por ter tido uma relação extraconjugal com sua ex-secretária Tracey Temple, permanecerá como vice-primeiro-ministro. Os trabalhistas perderam em mais de 250 conselhos municipais nas eleições locais desta quinta-feira e ficaram apenas na terceira posição, com 26% dos votos, muito atrás dos conservadores [que alcançaram 40% e assumem 213 conselhos] e perto dos liberais democratas [27%, e perdem 16 conselhos].

Os resultados do pleito na Inglaterra foram os piores para o Partido Trabalhista desde a chegada de Blair ao poder, em 1997, enquanto os conservadores alcançaram os melhores avanços desde 1992. A derrota representa aos trabalhistas a perda de prefeituras tradicionalmente em poder de sua formação, como na área chamada Grande Manchester (norte da Inglaterra) e de Camden Town, em Londres.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo