Blair fará pronunciamento às tropas no Iraque pela TV

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 23 de março de 2003 as 12:05, por: cdb

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que reuniu neste domingo no Gabinete de Guerra, irá fazer um pronunciamento pela televisão às tropas mobilizadas no Golfo Pérsico, informou Downing Street.

A mensagem de Blair será apresentada no mesmo dia em que um avião britânico tipo “Tornado” foi derrubado por um míssil americano, segundo confirmou no quartel-general aliado no Catar o chefe das Forças britânicas no Golfo, tenente-general Brian Burrudge.

Quatro dias depois do início da guerra, pelo menos quatorze soldados britânicos perderam a vida por acidente de helicóptero ou pelo chamado “fogo amigo”.

Na sexta-feira passada (21), morreram oito soldados britânicos e quatro americanos na queda de um helicóptero no norte do Kuwait, aparentemente por uma falha mecânica.

No último sábado (22), dois helicópteros tipo “Sea King” se chocaram em pleno vôo causando a morte de outros sete militares: seis britânicos e um americano.

O “fogo amigo” pode também ter tirado a vida de três membros de uma equipe da rede de televisão britânica ITN, que teve o jipe baleado por carros de combate aliados nos arredores de Basra, segunda maior cidade iraquiana.