Bitcoin é moeda para um cenário tipo Mad Max, avisa Paul Krugman

Arquivado em:
Publicado Domingo, 17 de Dezembro de 2017 às 16:40, por: CdB

Ao ser questionado se o mercado de bitcoin é uma bolha, Krugman foi direto: “É”. Há a sensação esmagadora de que as pessoas estão envolvidas em algo que realmente não entendem.

 

Por Redação - de São Paulo

 

Vencedor de um Premio Nobel e considerado um dos economistas mais astutos da atualidade, o professor Paul Krugman passa a integrar o grupo de especialistas que aponta a moeda virtual Bitcoin como uma nova bolha no sistema financeiro. Krugman falou a jornalistas da revista norte-americana Business Insider, que circulou neste fim de semana.

bitcoin-krugman.jpg
O mercado de criptomoedas, especialmente o bitcoin, é uma bolha, avisa Krugman

Segundo o economista, o preço do Bitcoin é ajudado pelo fato de que ninguém o entende realmente; e que as pessoas acabam envolvidas pela mística de sua nova tecnologia.

— Tem essa mística sobre isso (Bitcoin), porque é algo tecnológico, sofisticado; e que ninguém realmente entende. Ainda não houve demonstração de que ele realmente seja útil na realização de transações econômicas. Não há âncora por seu valor. Ao contrário dos pedaços de papel com presidentes mortos, que estão ancorados pelo fato de que você pode usá-los para pagar impostos, não há âncora para o uso do bitcoin — afirmou.

Mad Max

Ao ser questionado se o mercado de criptomoedas é uma bolha, Krugman foi direto: “É”.

— Isso é mais óbvio até, penso eu, do que a bolha imobiliária, que eu já achava tremendamente óbvia — acrescentou.

Krugman acentuou que a valorização estonteante do Bitcoin, nas últimas semanas, “não faz o menor sentido”. O que há, na realidade, segundo o economista, é “uma mística em torno do assunto”.

— O Bitcoin desenvolveu uma mística. O seu preço tem subido por alguma questão libertária, apocalíptica. É como se o fim do mundo estivesse chegando neste fim de semana e as pessoas correm para acumular bitcoins porque há um cena1rio de terra devastada, ao estilo Mad Max… Deixa pra lá. Há a sensação esmagadora de que as pessoas estão envolvidas em algo que realmente não entendem — concluiu.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo