Biografia de Lula ganha nova edição

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 16 de dezembro de 2002 as 16:08, por: cdb

Simultaneamente à posse do novo presidente da República, “Lula, o filho do Brasil”, a biografia de Luiz Inácio Lula da Silva, escrita pela historiadora Denise Paraná, ganha uma segunda edição, revista e ampliada, pela Editora Fundação Perseu Abramo. Além da reformulação gráfica que visa adequá-lo aos padrões de sua nova editora, o volume contará com entrevistas inéditas, das quais se destaca uma com a primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva, em que ela fala sobre sua vida pessoal e conta, desde o início, a história do seu relacionamento com Lula.

Lançado originalmente em 1996, Lula, o filho do Brasil é o estudo realizado para tese de doutoramento da autora, em História, pela Universidade de São Paulo. Seu núcleo central é uma coleção de entrevistas com Lula, seus seis irmãos, sua esposa e um grande amigo, que constitui, nas palavras do crítico literário Antonio Candido, que prefacia o volume, “um panorama do comportamento e dos sentimentos das classes oprimidas”. Esse painel individual e íntimo de Lula, levantado pela metodologia da chamada “história oral”, é complementado ao final do volume por uma sólida reflexão teórica da autora, que fornece os elementos para a sua interpretação adequada.

Nela, Denise Paraná estuda como se realiza a trajetória do homem Luiz Inácio, que, tendo como ponto de partida a situação de profunda exclusão social dos retirantes nordestinos, culmina com sua transformação em líder sindical e político, e com a conquista da presidência da República. Para isso, a autora se utiliza não somente dos recursos da ciência histórica, da antropologia e da sociologia, mas também da psicanálise, promovendo uma interação entre os aspectos sociais e psicológicos da vida do biografado, a partir da compreensão de seu relacionamento com o pai, seu Aristides, e a mãe, dona Lindu.

Entretanto, é importante ressaltar que Lula, o filho do Brasil, além de seu interesse acadêmico, tem a força narrativa dos depoimentos de seus personagens e a capacidade de envolver qualquer tipo de leitor com a epopéia pessoal de seu protagonista, Luiz Inácio Lula da Silva, que, tanto no nível histórico quanto no nível humano, é inquestionavelmente uma figura de destaque do Brasil e do mundo contemporâneos. Por isso mesmo, por saber captar os aspectos épicos e emocionantes dessa vida extraordinária, a obra receberá brevemente uma adaptação cinematográfica.

Lula, o filho do Brasil
Autora: Denise Paraná
Editora Fundação Perseu Abramo
528 págs. – R$ 35,00
O livro estará à venda exclusivamente em Brasília no dia 1º de janeiro e chega às livrarias de todo o Brasil a partir do dia 6.