Bin Laden está bem e comanda guerra, diz vídeo da Al-Qaeda

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de dezembro de 2005 as 09:17, por: cdb

Osama Bin Laden estaria ‘vivo e lutando’, de acordo com uma mensagem gravada por um de seus aliados mais próximos, Ayman Al-Zawahri. O vídeo foi divulgado primeiro na internet e depois na rede de TV árabe Al-Jazeera. Não está claro quando ele foi gravado. Na mensagem, Ayman Al-Zawahri pediu a realização de ataques a instalações ligadas à indústria do petróleo e disse que a Al-Qaeda estava “se expandindo e fortalecendo”. Zawahri afirmou ainda que a notícia de que Bin Laden estaria gozando de boa saúde “seria uma mensagem de alegria para todos os muçulmanos”.

Ele afirmou que a Al-Qaeda seria uma “organização popular em defesa de toda a terra muçulmana violada, combatendo um novo ocidente cruzadista zionista e uma campanha israelense”. No Iraque, a coalizão liderada pelos Estados Unidos estaria recebendo “golpes diários” e o governo iraquiano “implora aos americanos para não deixarem o país, pois sabem que o dia que partirem será o dia de sua derrota”.

Ele pediu por ataques em alvos petrolíferos em países islâmicos dizendo que “a maior parte dos lucros do petróleo acaba nas mãos dos inimigos do Islã”. Ayman Al-Zawahri, um cirurgião oftalmologista egípcio que ajudou a fundar o grupo militante Jihad Islâmico no Egito, é freqüentemente chamado de braço-direito de Osama Bin Laden, além de ser considerado o mentor ideológico da Al-Qaeda

Alguns analistas dão crédito a ele pela organização da logística dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Ele estava atrás apenas de Bin Laden na lista feita pelos norte-americanos dos 22 homens mais procurados do mundo. A recompensa por sua captura é de U$ 25 milhões.