Bill Gates revela detalhes do novo substituto do Windows XP

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de janeiro de 2006 as 15:26, por: cdb

Presidente da Microsoft, Bill Gates revelou nesta quinta-feira, durante uma conferência que inaugurou a Feira Internacional de Eletrônica de Las Vegas, que o Vista, programa que chega para a substituir o atual Windows XP, está previsto para ser lançado mundialmente na segunda metade deste ano, quando também se espera a chegada ao mercado da nova versão do programa Office. O lançamento do Vista continua gerando enormes expectativas e, por isso, a palestra de Bill Gates que, pela décima vez, inaugura a Consumel Electronic Show (CES), era uma das mais esperadas do evento e lotou a sala de conferências.

Bill Gates mostrou a interface do usuário do Vista – inicialmente conhecido pelo nome de código Longhorn -, assim como sua capacidade de integrar vídeo, música ou filmes em computadores pessoais (PCs) e outros artigos eletrônicos. O objetivo é colocar o novo sistema operacional como o centro de entretenimento para o futuro quando, de acordo com a visão de Gates, as residências deverão estar conectadas digitalmente.

Em seu esforço, para convencer os consumidores por que se torna necessário mudar para o novo sistema operacional, o co-fundador da multinacional mostrou, pela primeira vez, os novos componentes do Vista. O sistema permite obter buscas mais rápidas e mais precisas, e inclui um reprodutor de mídia que tornará mais fácil escutar ou ver material digital em qualquer computador. Além disso, o Vista integrará, também pela primeira vez, controles para os pais determinarem as horas de utilização ou o limite de videogames que podem ser utilizados pelos filhos.

A nova interface permite ver as diferentes janelas em três dimensões. Elas também podem aparecer de forma translúcida, para que se veja o que há por trás da imagem. Alguns elementos do Vista foram classificados por Gates como um “ataque” – ou uma cópia, dependendo do ponto de vista – a rivais como o Google ou a Apple Computer. É o caso da ferramenta que permite buscas no PC e que eliminaria a necessidade de utilização do Google.

Para o co-fundador do gigante da informática, “os consumidores estão mais e mais conectados, e no centro de tudo está o software”. A prova disso é a nova edição de videogames, Xbox 360, que segundo Gates permitirá que os usuários se conectem mais facilmente uns com os outros, e obtenham mais entretenimento e vídeo de alta definição. O Xbox 360 já é considerado, desde já, como um dos maiores destaques da nova edição da Feira de Las Vegas.

De acordo com cálculos de Gastes, as vendas do produto, iniciadas no final de novembro do ano passado, superaram as expectativas da empresa, que planeja vender entre 4,5 milhões e 5,5 milhões de unidades para fins de junho. Gates assinalou que 2006 será “apaixonante” para o vídeo de alta definição, já que se produzirá mais conteúdo – de filmes a videogames – ajustado a esse novo formato.