Bill Gates doa US$10 mi para nova vacina contra pólio, diz ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de janeiro de 2005 as 20:21, por: cdb

A doação de 10 milhões de dólares da Fundação Bill e Melinda Gates vai ajudar a desenvolver e produzir uma nova vacina contra a poliomielite, na tentativa de acabar com a expansão da doença até o final do ano, disseram na quinta-feira agências da ONU.

A nova vacina, que deve estar disponível em maio, será usada inicialmente no Egito, onde a categoria poliviral “tipo 1” continua endêmica, disseram em comunicado a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

– Epidemiologistas acreditam que a nova vacina pode ajudar a acabar com a pólio através de campanhas de imunização em massa nas áreas em que os vírus dos tipos 2 e 3 já foram eliminados – dizia o comunicado.

A vacina — que se espera seja mais eficiente na imunização contra o tipo 1 do que a atual vacina usada contra os três tipos de pólio — pode também ser usada em outros países, como em certas partes da Índia onde o tipo 1 continua prevalecendo.

A OMS está promovendo uma campanha global para acabar com a transmissão de pólio até o final do ano, apesar de um aumento de 50 % no casos em todo o mundo no ano passado. A África foi responsável por todo o aumento devido a uma epidemia centrada na Nigéria que varreu o continente.

Esse valor não está incluído na doação de 1 bilhão de dólares para levar vacinas a milhões de crianças em países pobres, anunciada nesta semana pelo fundador da Microsoft e pelo governo da Noruega.