Big Brother inglês gera polêmica e vira debate na Câmara dos Comuns

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 17 de janeiro de 2007 as 17:03, por: cdb

Reality show gera polêmica em qualquer lugar do mundo e na terra da rainha não seria diferente. A polêmica sobre preconceito racial no Celebrity Big Brother, uma versão do programa de TV Big Brother na Grã-Bretanha, acabou sendo assunto do premiê britânico, Tony Blair, durante debate na Câmara dos Comuns nesta quarta-feira.

Um órgão regulador da TV da Grã-Bretanha e uma emissora receberam milhares de reclamações de telespectadores depois que participantes do programa, uma espécie de Casa dos Artistas, fizeram afirmações consideradas preconceituosas contra uma concorrente de origem indiana.

Três participantes do Celebrity Big Brother (“Big Brother de Celebridades”, em tradução livre) já foram vistas ridicularizando o sotaque carregado da atriz Shilpa Shetty, uma estrela do cinema indiano com quem dividem a casa.

Blair disse aos parlamentares que ele não poderia comentar o ocorrido por não ter visto o programa, mas que o “racismo tem de ser combatido de todas as formas”.

O primeiro-ministro estava respondendo a uma questão do parlamentar Keith Vaz, que disse que “as emissoras precisam tomar grande cuidado antes deles publicarem tamanhos preconceitos para milhões de pessoas pelo país”.

Manifestação

Durante sua visita à Índia, o ministro das finanças, Gordon Brown – tido como provável sucessor de Blair -, disse que tinha ficado sabendo da enorme quantidade de reclamações feitas a respeito do problema.

– Eu quero uma Grã-Bretanha que seja vista como um país de justiça e tolerância. Condeno qualquer coisa que vá contra isso -, afirmou Brown.

O governo da Índia está aguardando um relatório sobre o programa e a evolução do caso pode levar a um caso diplomático com a Grã-Bretanha. O vice-ministro indiano para Relações Exteriores, Anand Sharma, disse que “o governo tomará as medidas necessárias uma vez que tenha todos os detalhes. Racismo não pode ter vez em uma sociedade civilizada”.

A história saiu nas manchetes de vários jornais indianos desta quarta-feira, enquanto fãs da atriz Shilpa Shetty fizeram uma manifestação na cidade de Patna, no leste da Índia.