BENTO XVI PEDE PAZ E HARMONIA AO CELEBRAR MISSA NO MÉXICO

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 25 de março de 2012 as 13:10, por: cdb

GUANAJUATO, 25 MAR (ANSA) – Diante de meio milhão de pessoas, o papa Bento XVI pediu paz, união e harmonia no México, ao celebrar hoje uma missa no Parque Expo Bicentenário, em Léon.
   
Ele disse que a população mexicana e os outros povos da América Latina “atravessam atualmente momentos que unem dor e esperança”.
   
“Nesses momentos, em que tantas famílias se encontram divididas e forçadas à emigração, muitos sofrem por conta da pobreza, da corrupção, da violência doméstica, do narcotráfico, da crise dos valores ou da criminalidade”, afirmou.
   
Bento XVI sugeriu que os fiéis se voltem a Jesus, à Maria e à Virgem de Guadalupe, “na procura de conforto, vigor e esperança”. Ele também encorajou os mexicanos a “superarem todo o mal e instaurar uma sociedade mais justa e solidária”.
   
Segundo ele, a presença da Virgem de Guadalupe “nessa nação constitui um chamado ao respeito, à defesa e à promoção da vida humana, e à consolidação da fraternidade, evitando a inútil vingança e afastando o ódio que divide”.
   
O Papa ainda ressaltou que “não bastam as estratégias humanas para nos salvar. É preciso recordar também o único que pode dar vida em plenitude”.
   
Para ele, a comunidade cristã deve “resistir à tentação de uma fé superficial e rotineira, às vezes fragmentada e incoerente”.
   
“É preciso superar o cansaço da fé e recuperar `a alegria de ser cristão'”, afirmou Bento XVI, citando a Nova Evangelização, estabelecida pela Conferência de Aparecida de 2007, e dos objetivos do próximo Ano da Fé.
   
De acordo com o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, 500 mil pessoas assistiram à missa de Bento XVI, o evento mais esperado da visita do Papa ao país.
   
O Pontífice iniciou sua visita ao México na última sexta-feira. Amanhã, o Papa segue viagem a Cuba. (ANSA)